Uma mensagem ao jovem cristão sobre o sério desejo da felicidade e a dúvida das escolhas

Por Bento XVI | do SacraMusic

ASPIRAÇÃO PELA FELICIDADE
Queridos amigos, não é difícil constatar que em todo jovem há uma aspiração à felicidade, talvez misturada com um sentimento de inquietude; uma aspiração que, no entanto, frequentemente a sociedade de consumo atual aproveita de forma falsa e alienante. Posso sentir o entusiasmo e a generosidade que são próprios da juventude, convosco, o Papa se sente jovem!

A RESPOSTA É JESUS
Santo Agostinho, descobriu que só Jesus Cristo é a resposta satisfatória ao desejo, seu e de cada homem, de uma vida feliz, repleta de significado e de valor. Na vossa idade, de fato, realizam-se as primeiras grandes escolhas, capazes de orientar a vida ao bem ou ao mal. Infelizmente, não são poucos vossos coetâneos que se deixam atrair por miragens de paraísos artificiais, para encontrar-se depois em uma triste solidão.

Existem também, no entanto, muitos jovens que querem transformar a doutrina em ação, como disse vosso porta-voz, para dar um sentido pleno às suas vidas. Asseguro, O Senhor vai ao encontro de cada um de vós; bate à porta da vossa liberdade e pede para ser acolhido como amigo. Ele vos quer felizes, quer vos encher de humanidade e de dignidade. A fé cristã é isto: o encontro com Cristo, Pessoa viva que dá à vida um novo horizonte e, com isso, a direção decisiva. E quando o coração de um jovem se abre aos desígnios divinos, não lhe é muito difícil reconhecê-lo e seguir sua voz.

CHAMADO AO MATRIMÔNIO E A VIDA RELIGIOSA
Deus chama muitos de vós ao matrimônio e a preparação para este sacramento constitui um verdadeiro caminho vocacional. Considerai, portanto, seriamente o chamado divino a construir uma família cristã; e que vossa juventude seja o tempo de construir vosso futuro com sentido e responsabilidade. A sociedade precisa de famílias cristãs, famílias santas!
Se depois o Senhor vos chamar a segui-lo no sacerdócio ministerial ou na vida consagrada, não hesiteis em responder ao seu convite. Em particular, neste Ano Sacerdotal, faço-vos um convite, jovens: estai atentos e disponíveis ao chamado de Jesus a oferecer a vida ao serviço de Deus e do seu povo.

QUATRO PEDIDOS
O Papa vos pede que:
– Vivais com alegria e entusiasmo vossa fé;
– Cresçais em unidade entre vós e com Cristo;
– Rezeis e sejais assíduos na prática dos sacramentos, em particular da Eucaristia e da Confissão;
– Cuideis da vossa formação cristã, permanecendo sempre dóceis aos ensinamentos.

Discurso de Bento XVI ao finalizar a Missa na esplanada da Via Melnik (República Tcheca)

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz